II SEMINÁRIO INTEGRADOR DO PACTO

Aconteceu no dia 11 de novembro no município de Campos Borges, nas dependências do Ginásio da EMEF Menino Deus o II Seminário Integrador do Pacto – Programa de Alfabetização na Idade Certa, fazendo parte da programação da VI Feira Interdisciplinar da Escola.

O Seminário iniciou as 8 horas, onde foi feita a Abertura Oficial do Seminário com presença de autoridades, convidados e comunidade escolar. Após ocorreu a apresentação cultural envolvendo os alunos e professores participantes do Programa. Em seguida explanação e análise critica pela Coordenadora e Orientadora de estudos do processo vivenciado pelas crianças, família e professores alfabetizadores e na sequência a socialização das experiências vivenciadas pelos professores alfabetizadores, onde cada alfabetizador apresentou as atividades que desenvolveram junto com os alunos, sendo que neste ano o Pacto trabalhou com a Matemática.

Os trabalhos, atividades, jogos, materiais e tudo o que foi realizado pelo Pacto, ficou exposto no saguão da escola, para que toda comunidade escolar pudesse olhar. Os pais dos alunos envolvidos no Programa participaram também do Seminário.

O Seminário Integrador foi organizado pela professora Coordenadora do Pacto no município Lurdete Batistti Morais, pela professora Orientadora do Pacto no município Cassiana Penz e pela Secretária Municipal de Educação e Cultura Cleomara Orsolin da Costa e pelas alfabetizadoras.

Ao fazer uma avaliação do Programa, a Orientadora Cassiana e a Coordenadora Lurdete, enfatizaram que a formação recebida pela UFSM e pelo MEC fizeram com que os professores envolvidos tivessem uma visão diferente de como trabalhar a Matemática em sala de aula. Também destacaram a colaboração da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, da direção, supervisão, funcionários e demais professores da escola. De forma especial, agradeceram os professores alfabetizadores pelo empenho, comprometimento, dedicação, força de vontade, coleguismo, tanto nos encontros de formação como na realização das atividades propostas, pois isto demonstra que buscamos educação de qualidade.

A Secretária Cleomara parabenizou o trabalho realizado por todos que se envolveram com o Pacto, bem como a presença dos pais e a beleza das apresentações preparadas por alunos e professores, no decorrer do II Seminário Integrador do Pacto.

VEJA FOTOS